Funcionários da Apple usam Android para discutir sindicato

Nilton Kleina
via nexperts
Funcionários das lojas físicas da Apple nos Estados Unidos estão em debate sobre formar ou não um sindicato da categoria — e o grupo estaria apelando até mesmo para a concorrência para evitar que os chefes descubram quem está envolvido.
Segundo uma reportagem do jornal The Washington Post, o grupo estaria usando serviços de mensagens criptografadas e dispositivos Android “para evitar qualquer tipo de espionagem por parte da Apple”. Eles também estão se encontrando em segredo, para escapar de penalizações e perseguições por parte da gerência.
O grupo demanda um aumento no pagamento por hora nas lojas, depois de muitos pedidos diretos à empresa que não geraram resultados. A alegação é de que o reajuste ficou abaixo da inflação ao longo dos últimos anos, sendo que o volume de vendas de produtos só cresceu. Um pequeno aumento foi oferecido a alguns colaboradores, mas também abaixo da taxa da inflação.
Nos Estados Unidos, o modelo de sindicalização é diferente do encontrado no Brasil. No país, a filiação depende da vontade inicial e da organização dos próprios trabalhadores, o que normalmente gera uma grande resistência por parte das companhias.
Recentemente, funcionários da Google anunciaram um sindicato inédito no Vale do Silício, enquanto Amazon e Activision se mostraram ativamente contra essa organização entre a própria equipe.
No caso da Maçã, a reportagem diz que gerentes já começaram a realizar discursos contra sindicatos e alegar que a situação seria pior após a filiação, já que a empresa não seria capaz de manter os atuais valores de salário e benefícios. A Apple recentemente atingiu o valor de mercado de US$ 3 trilhões e o CEO da empresa, Tim Cook, foi criticado por uma bonificação considerada exagerada no pagamento.
PUBLICIDADE
© COPYRIGHT 2022 – NO ZEBRA NETWORK S.A.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

source

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress