A VOZ DO BRASIL, O PROGRAMA MAIS ANTIGO DO RADIO BRASILEIRO COMPLETA 86 ANOS. SÃO MAIS DE 8 DÉCADAS LEVANDO A VOCÊ INFORMAÇÕES SOBRE OS TRÊS PODERES. AQUI NO SENADO, O COMPROMISSO É COM A TRANSPARÊNCIA.

A Voz do Brasil, nasceu em 1935, no governo de Getúlio Vargas, mas sobreviveu ao tempo. Passou pela ditadura militar, pelas campanhas por eleições diretas e redemocratização. O ideal perseguido pela equipe da Voz é sempre o de informar o cidadão sobre o que está em debate no Senado e o que virou lei no país. Quais são os novos direitos e deveres, dar transparência ao trabalho dos políticos eleitos, pagos pelos impostos. Um dos editores do Jornal do Senado na Voz do Brasil, Alexandre Campos explica o diferencial do programa:

O trabalho nas comissões, nas audiências públicas, os diversos grupos representativos da sociedade participando dessas audiências… não somente as votações, ou então a intriga política. Não, lá no Senado acontece de tudo um pouco e justamente por intermédio do jornal do senado que as pessoas têm acesso ao que está sendo debatido.

A Voz do Brasil se reinventou algumas vezes, apresentadores mais antigos foram dando lugar a novas equipes, a trilha sonora de O Guarani recebeu novas roupagens e hoje A Voz do Brasil tá on: está não só nas rádios, mas na internet, por meio de podcasts nas principais plataformas comerciais.

Ainda é um jornal obrigatório para as rádios, mas com a flexibilização de horário – um pedido antigo das emissoras do país, que podem agora escolher entre 19 e 22 horas para veicular o programa. Editor de áudio no Jornal do Senado, Eliseu Caires afirma que até hoje sente um frio na barriga quando coloca o programa no ar:

É muito gratificante, muito prazeroso fazer a Voz do Brasil, trabalhar na Voz do Brasil. É um programa que está aí há 86 anos, está no Guinness. Desses 86 anos, que são comemorados hoje, há 13 anos eu faço parte desse programa, três anos pela Rádio Justiça e dez anos pela Rádio Senado, é aquele friozinho na barriga que dá todo santo dia, mas vale muito a pena.

E tem ouvinte fiel parabenizando a nossa querida Voz:

Oi, pessoal e ouvintes da Voz do Brasil. Aqui quem fala é Ítalo Fantauzi, morador de Sorocaba, interior de São Paulo. Sou ouvinte assíduo da Voz há mais de 20 anos, gostaria muito de parabenizar e agradecer a todos que fazem esse excelente programa, que de forma clara e objetiva mantém a população bem informada sobre os atos do governo, fazendo um jornalismo sério, responsável e competente a serviço da nação. Continuem assim. Obrigado e boa noite!